Escrita Científica e Interpretação de Dados na Graduação em Nutrição: fortalecendo a formação crítica e investigativa

A formação acadêmica em Nutrição exige não apenas o domínio de conhecimentos técnicos e científicos, mas também o desenvolvimento de habilidades transversais, como a comunicação científica e a capacidade de interpretar dados de forma crítica e fundamentada. Apesar da importância dessas competências, é comum observar dificuldades entre estudantes de graduação na compreensão da estrutura e linguagem de artigos científicos, bem como na interpretação de gráficos, tabelas e resultados estatísticos simples. Nesse contexto, este projeto propõe a criação de um espaço formativo complementar voltado para o aprimoramento da escrita científica e do tratamento básico de dados no curso de Nutrição. A proposta visa promover o letramento científico por meio de aulas teóricas, práticas e oficinas de redação, com foco no desenvolvimento progressivo das habilidades de leitura crítica, elaboração de textos acadêmicos e análise de dados quantitativos aplicados à Nutrição. O curso terá no máximo 20 vagas e será desenvolvido por meio de uma abordagem teórico-prática, com foco na participação ativa dos estudantes, valorizando o desenvolvimento progressivo das habilidades de leitura, escrita científica e análise de dados básicos segundo quadro de atividades descrito abaixo. A carga horária presencial total do curso é de 36 horas h e EaD 20 h. Os discente serão avaliados por atividades de pesquisa como produção científica e precisam de 75% de frequência nas atividades. Espera-se melhorar o letramento científico dos discentes.